Principais indicadores para o acompanhamento de Startups
Entender os conceitos de CAC (Custo de Aquisição de Clientes), LTV (Valor de Vida do Cliente), CHURN (Taxa de Cancelamento) e MRR (Taxa de Crescimento Mês a Mês) são fundamentais para medir o sucesso de uma empresa, bora ver o que é cada um deles ?
- O CAC é usado para determinar o custo de marketing e vendas para adquirir um novo cliente. Esse número é importante porque indica quanto dinheiro a empresa gasta para ter novos clientes. Assim, a empresa pode melhorar o orçamento de marketing e vendas, além de implementar novas estratégias para reduzir esse custo.
- O LTV é a quantidade média de receita que uma empresa gera de um cliente durante o tempo em que ele é um cliente. É usado para medir o valor de um cliente para a empresa e, também, para entender qual o investimento que a empresa deve fazer para conseguir manter e fidelizar aqueles clientes.
- A CHURN é a taxa de quantos clientes saem da empresa e reflete diretamente na qualidade dos produtos ou serviços da empresa e na satisfação dos clientes. É importante saber a taxa de cancelamento, pois a empresa pode desenvolver estratégias para melhorar o seu serviço e reter os clientes.
- A MRR é a taxa de crescimento mensal da receita da empresa. É usado para medir a saúde financeira da empresa e para entender se a mesma está crescendo ou não.
- Por último, o lucro é o que sobra após pagar todos os custos, despesas, impostos e investimentos, é usado para medir a eficiência da empresa e é importante entender que, quanto maior for o lucro, maior a eficiência da empresa.
Em suma, os indicadores CAC, LTV, CHURN, MRR e Lucro são fundamentais para entender o sucesso de uma empresa, com essas informações
em mãos, a empresa pode desenvolver estratégias para melhorar seus indicadores e, assim, aumentar a sua performance, cabe a cada fundo de investimentos ou startup definir a periodicidade de acompanhamento de cada um desses indicadores.
Aqui na NEXPON, fundo de investimentos Media for Equity, a maioria deles acompanhamos mensalmente.
E por aí? de quanto em quanto tempo são analisados os indicadores?
Compartilhe esse conteúdo


